BATISMO EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO

OS APÓSTOLOS BATIZARAM SOMENTE EM NOME DO SENHOR

Examinemos os relatos dos serviços batismais registrados na Santa Palavra de Deus:

Quando o Espírito Santo desceu sobre os cento e vinte no cenáculo, a multidão aproximou-se bruscamente e estava convencida do fato de que esse grupo de pessoas tinha recebido algo real de Deus, algo que eles também necessitavam. A resposta de Pedro aos corações sinceros e famintos quando perguntavam: " Que faremos? " Foi a seguinte: " Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. " " Então os que aceitaram a Palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. " Atos 1:15, Atos 2:38, 41.

Há pessoas que dizem que a razão pela qual Pedro lhes ordenou que fossem batizados no nome do Senhor Jesus, é porque eram judeus, e o batismo serviria para que confessassem a Jesus Cristo. Vemos, porém, que Pedro ordenou a Cornélio e aos membros de sua família que fossem batizados em nome do Senhor. Atos 10:47-48.

Se Pedro tivesse errado no dia de Pentecostes, certamente teria tido bastante tempo para se corrigir antes que fosse à casa de Cornélio. estaria Pedro errado no dia de Pentecostes?

Quando eles ficaram comovidos, " eles disseram a Pedro e ao resto dos apóstolos... " Atos 2:37. Isto inclui a Mateus, que escreveu o Livro de São Mateus ( Mateus 28:19 ). Também em Atos 2:14, vemos a Pedro levantando-se com os demais apóstolos. Mateus estava lá, porém não encontramos palavras de correção da parte dele. Por quê? Eles conheciam qual era o NOME. João 17:6 diz: " Manifestei o Teu NOME aos homens que do mundo me deste, eram Teus, e Tu mos deste.

Pedro tendo recebido a revelação compreendeu que "pai", "filho", e "Espírito Santo" não são nomes, mas títulos atribuídos aos seus ofícios.

" Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, de que Jesus é a principal pedra de esquina. " Efésios 2:20. Em nenhum lugar encontramos que eles batizaram repetindo as palavras: " Em Nome do Pai, do filho e do Espírito Santo.

Pelo contrário, eles apenas batizaram em nome do Senhor Jesus Cristo; eles cumpriram a ordem do Senhor, em Mateus 28:19: " Portanto ide, ensinai todas as nações batizando-as em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. " Pois ali Jesus não indicou aos apóstolos que usassem essas palavras como uma fórmula. Ele ordenou o batismo usando o NOME.

Filipe foi a Samaria e pregou-lhes Cristo ( este povo não era judeu, mas samaritanos ). Eles prestaram atenção à mensagem que ele entregou. " Ouvindo os apóstolos que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João, os quais descendo para lá, oravam para que recebessem o Espírito Santo, porquanto não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas só haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. " Atos 8:15-17

Cornélio era um homem justo e temia a Deus com toda a sua casa. Ele viu em uma visão um anjo que lhe disse para mandar chamar a Pedro, em Jope, o qual lhes diria as palavras pelas quais poderiam ser salvos. Quando ele declarou a grande verdade, que " Por meio do nome de Jesus, todo o que Nele crê recebe remissão de pecados ", o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviram a Palavra e eles falaram em línguas,  como fizeram os apóstolos no dia de Pentecostes. Então Pedro respondeu:

Porventura pode alguém recusar água para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou-lhes que fossem batizados em nome do senhor. Atos 10:47

A seguir, observaremos um ato batismal dirigido por Paulo:

"... e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo ".

Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: no batismo de João.

Mas Paulo disse: Certamente João batizou como batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.

E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19;1-6

Não cremos que Paulo alterou a fórmula ou o modo do batismo quando batizou Lídia e sua gente de casa, e nem ao carcereiro de Filipos.

Agora, note bem: Paulo não estava junto com os apóstolos quando Jesus deu Suas instruções finais a eles, em Mateus 28:19 e Lucas 24:47. Contudo, encontramos Paulo batizando em Nome do Senhor Jesus Cristo. De quem ele recebeu esta revelação? Cumpre mencionar que o Evangelho de Paulo não é uma cópia ou imitação de outros apóstolos, mas é uma revelção.

Mas faço-vos saber, irmãos, que o Evangelho que por mim foi anunciado não aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Gálatas 1:11-12.

Ele escreveu: E quando fizerdes por palavras ou obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus Cristo, dando por Ele graças ao Pai. Col. 3:17

Paulo reclamou ter autoridade divina: Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. I Cor. 14:37

O batismo com água é executado, tanto por palavras, como por obras. Não podemos deixar de comunicar esta ordem à igreja.

Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual, toda família, no céu e na terra toma o nome. Efésios3:14-15

Devemos ler os Atos dos apóstolos e as Epístolas de Paulo para saber o que os apóstolos ensinaram e praticaram após a vinda do Espírito Santo.

Você dirá: " Se Jesus quisesse que nos batizássemos em Seu nome, então porque Ele naõ nos disse?

Ele disse. Note que Ele falou: " no NOME ".

Qual é o nome do Pai? Jesus dá a resposta em São João 5:43

" Eu vim em NOME do meu Pai ".

E qual é o nome do Filho? A resposta é dada por um anjo em em Mateus 1:21: "... E chamará o seu nome Jesus ".

E em qual nome o Espírito Santo é revelado? A resposta é encontrada em João 14:26: " Mas Aquele Consolado, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas ".

É citado nos versículos encontrados em Lucas 24:25-47, que Jesus abriu o entendimento dos discípulos. Foi necessário que o entendimento lhes fosse aberto e, muitos hoje em dia, necessitam desta mesma operação para que possam entender as Escrituras.

Em Lucas 24:47 encontramos que: " Em Seu NOME se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados em todas as nações, começando por Jerusalém. "

Foi Pedro um daqueles a quem Jesus havia falado e cujo entendimento também tinha sido aberto. Após ter escutado estas instruções, poucos dias depois começou a pregar inspirado pelo Espírito Santo, e continuou até que os corações dos ouvintes ficaram comovidos e sentindo-se condenados perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: " Que faremos, varões irmãos? " Pedro não hesitou e firmemente deu a prescrição: " Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome do Senhor Jesus para perdão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2:38

Algus dizem que aceitarão as palavras de Jesus, em Mateu 28:19, porém não as de Pedro, em Atos 2:38. Mas, foi Pedro quem falou no dia de Pentecostes ou foi o Espírito Santo?

Pedro disse que era o Espírito Santo, mandado dos céus. I Pedro1;12

Pedro foi um apóstolo e a ele foram dadas as chaves do Reino ( Mateus 16:17-18 ) e não temos o direito de desacreditá-lo em suas palavras.

Para que lembreis das palavras que primeiramente foram dadas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante vossos apóstolos. II Pedro 3:2

Aqui somos animados a considerar as palavras dos santos profetas e o mandamento dos apóstolos. E o apóstolo Pedro ordenou que o batismo fosse em NOME DO SENHOR JESUS CRISTO.

O senso comum lhe dirá que o Livro dos Atos é a igreja em ação; e, se assim batizaram, então é assim que se deve batizar.

De coração aberto, irmão, consulte as Escrituras, seja batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo, e Deus o encherá com o Seu Espírito.

A fórmula correta para o batismo nas águas tem sido restaurada nestes últimos dias. Amém.

( Fonte: Livro De Volta à Fé Apostólica / Crentes da Bíblia do Brasil )

 

 

 

Comentários